Vazão de permeado e rejeição de sais: melhore a osmose reversa

Temperatura e pressão são alguns dos problemas que podem prejudicar produtividade com osmose reversa

Já falamos por aqui sobre a osmose reversa e sobre sua importância no processo de purificação da água.
Hoje trataremos de um assunto também muito importante: fatores que afetam os dois principais parâmetros de produtividade de um sistema de osmose reversa: a vazão de permeado e a taxa de rejeição de sais.

Conheça-os a seguir:

Temperatura e a vazão de permeado

Se todos os parâmetros se mantiverem constantes e a temperatura aumentar, a vazão de permeado produzido aumentará, porém a concentração de sais no permeado também aumentará. A temperatura da água de alimentação é um fator muito importante e deve ser constantemente monitorado, pois influencia a qualidade final da água produzida.

Pressão

A pressão é fundamental para que a água de alimentação passe através dos poros da membrana. Isso faz com que os sais presentes na água sejam retidos do outro lado da membrana. Dessa forma, quanto maior a pressão da vazão de alimentação, maior a vazão de permeado produzido. Seguindo o processo, menor será a concentração de sais presentes no permeado.

 Taxa de recuperação

A taxa de recuperação é a razão entre a vazão da água de alimentação e a vazão de permeado produzido. O aumento da taxa de recuperação pode fazer com que a concentração de sais atinja um valor onde a pressão osmótica do concentrado é superior à pressão hidráulica aplicada pela água de alimentação. Caso isso ocorra, a produção de permeado irá diminuir juntamente com a taxa de rejeição de sais.

Concentração de sais na água de alimentação

Com pressão constante, quanto maior a concentração de sais na água de alimentação, menor a vazão de permeado produzido. Assim, maior será a concentração de sais do permeado. Isso ocorre porque quanto maior a concentração de sais, maior a pressão osmótica, portanto, maior a pressão hidráulica necessária para fazer com que a água passe pelos poros da membrana de osmose reversa.