Vamos falar sobre a necessidade de aderir ao reúso da água?

Reaproveitar a água que usamos no dia a dia é boa fonte de economia

Já falamos sobre a importância da economia de água e o quanto ela é importante em tudo que nos cerca. Chegou a hora de falar do reúso da água e como ele deve fazer parte do dia a dia.

O uso racional da água deve fazer parte da rotina de todo mundo, e uma boa maneira de não desperdiçar e ainda economizar na conta de água é reaproveitar o que já está sendo utilizado, principalmente para as atividades de limpeza doméstica. Assim, a água não é perdida e colabora para um mundo mais sustentável.

Para incluir alguns hábitos ecologicamente corretos no seu dia a dia, separamos cinco dicas fáceis para você pensar no reúso da água usada em atividades que não demandam água potável para consumo humano.

Sistema de reúso da água no telhado

Ótimo investimento para captar água da chuva. Com este sistema, a água pode ser absorvida e direcionada para cisternas e para um posterior processo de decantação e cloração. Depois de passar por essas etapas, a água pode ser reaproveitada em tarefas que não exigem o uso de água potável.

Água da máquina de lavar

Em uma média, as máquinas de lavar consomem cerca de 124 litros de água a cada lavagem. Armazene para usar nas lavagens do carro, calçada, quintal e diversas outras possibilidades que não demandam água potável.

Água do banho

Enquanto toma banho, deixe ao seu lado baldes para armazenar a água para os mesmos fins citados acima.

Água da chuva

Para quem não conta com um sistema próprio para isso, o bem e velho balde pode ser muito funcional, coloque em um ponto que tenha bastante caída de água.

O banho de seu pet

O banho no pet é um momento demorado e que gasta bastante água, principalmente se o animal for grande. Una atividades durante o banho no pet, aproveite a água que cai no chão. Se o banho for no quintal, aproveite para também lavar essa área, que já demandaria um grande consumo.