Qual o tempo ideal para trocar o filtro de água residencial?

Quando trocar o meu filtro de água?

Esta pergunta é bastante recorrente dentro das casas, quando a água do purificador ou bebedouro tende a mudar o sabor, o aroma ou a cor. Neste artigo, vamos tentar sanar todas suas dúvidas sobre os refis dos filtros, ou elementos filtrantes.

Não existe uma regra matemática para determinar com exatidão o momento da troca do filtro de água, pois vários fatores podem alterar a eficácia do filtro, como:

  • Tempo de filtragem;
  • Localização geográfica;
  • Qualidade da origem da água;
  • Quantidade de água filtrada.

 

Tempo de filtragem do refil ou elemento filtrante

Na grande maioria dos casos, as fabricantes orientam a troca do filtro de água, a cada 6 meses. Empresas como 3M Aqualar, Europa, Top Life, Brastemp, Consul, Polar, Electrolux, Soft Everest, IBBL, BBI, Purific, Avanti ou Latina fazem essa recomendação, porém, é necessário avaliar a quantidade de água filtrada, pois o mesmo elemento filtrante pode vencer em 3 meses.

Mas por quê esta diferença?

Normalmente, os filtros residenciais tem limite de 3000 litros de água de filtragem. Estatisticamente, isso equivale a 6 meses de consumo de água em uma residência comum. Porém, se no local onde o filtro de água é utilizado, muitas pessoas consumirem, a tendência é este filtro ter que ser trocado com mais frequência.

Minha localização influencia na qualidade da água?

Com toda a certeza! A origem da água é primordial para determinar a qualidade dela, e saber de que forma tratá-la. Por exemplo, em regiões onde tem nascentes de água, como o Sul de Minas Gerais, a qualidade da água é muito boa direto da fonte, o que necessita de um tratamento mais leve. Porém, se a origem da água é no Nordeste, ou na Grande São Paulo, a água precisa de um tratamento mais intenso, devido ao grande número de poluentes encontrados nessas regiões, ou até mesmo a falta de vegetação.

Nestes dois últimos casos, a tendência do filtro é “trabalhar” duas ou três vezes mais que um filtro com água mais limpa. Por isso, é necessário a instalação de um pré-filtro na caixa d’água, no chuveiro, e nas torneiras para melhorar as condições de tratamento.

Como saber a hora de trocar o filtro?

Como não existe um tempo exato para fazer essa troca, existem maneiras para determinar, como:

  • Visualmente
  • No sabor da água
  • Na vazão da água
  • No cheiro da água

 

Visualmente, é possível encontrar resíduos que se acumulam no elemento filtrante, fazendo o filtro mudar de cor. Com este ponto, já se é possível saber que o filtro não está com sua capacidade de filtragem em 100%. Desta forma, o sabor da água também é alterado. Faça o teste!

A vazão da água diminui quando o filtro não está mais funcionando direito. Pois os poros já estão cheios de impurezas, sendo assim, a quantidade de água filtrada é cada vez menor.

Observando todos esses fatos, como está o filtro de água da sua residência? Lembre-se que com o filtro em dia, muitas doenças podem ser evitadas, além de melhorar e muito a sua qualidade de vida. Água é tudo em nossa vida, e precisamos saber utilizá-la com qualidade.

Aproveite para comprar o seu novo elemento filtrante com as melhores condições, e na comodidade da sua casa, acesse lojabfilters.com.br