Problemas que a dureza na água pode causar

Utilizar água de qualidade nos processos em que os produtos ou serviços são destinados ao consumo humano é indiscutivelmente importante. Seja no ramo alimentício, industrias ou fabricações, certificar-se que sua água é própria e potável, valida a qualidade e higiene da empresa.

Ser filtrada não basta, já que filtros comuns não dão conta de eliminar a dureza da água – que nada mais é que a soma das concentrações de cálcio e magnésio, expressas em termos de carbonato de cálcio, em miligramas por litro. O cálcio e magnésio estão presentes na água, principalmente como bicarbonatos e sulfatos.

A dureza da água é composta por três categorias:


– Temporária: Quando há presença de carbonatos e bicarbonatos que podem ser eliminados por meio de fervura.
– Permanente: Causada por cloretos, nitratos e sulfatos, que só podem ser eliminados através de precipitação química
– Geral: Quando há unção da dureza temporária e da permanente.

Mas como isso influi no uso da água nos processos?
Para uso comercial, água com dureza elevada causa incrustações em louças sanitárias, deixando uma espécie de pó branco sobre a superfície. Ela também tem uma perda de eficiência com o uso de sabões e detergentes, ou seja, você gastará mais destes produtos em todos os procedimentos em que estão envolvidos, o que está diretamente ligado a um aumento de despesas.
Agora, quando se trata de uso industrial, os prejuízos são amplamente maiores e mais preocupantes.

– A alta dureza da água pode provocar a incrustação de tubulações, levando à queda de pressão das linhas de processo e aumento de corrosão;
– Pode causar incrustação de caldeiras e trocadores de calor, diminuindo a eficiência da troca térmica e consequentemente aumentando o consumo de combustível na caldeira para manter uma determinada temperatura nas linhas;
– Em sistemas de tratamento de água por Osmose Reversa, a dureza elevada da água pode provocar incrustações na membrana, sendo necessário realizar uma limpeza química da membrana e alguns casos mais críticos, à troca da membrana.

 

Quer saber como diminuir a dureza da água? Conte com os produtos da BFilters e saiba como!