Não esqueça que a água potável é essencial para a vida humana

Por que a água potável é importante para nossas vidas

De crianças a adultos, todo mundo sabe que a água potável é um elemento essencial para a vida humana. Muitos podem não saber como ela age no nosso organismo ou por que ela é tão importante. O fato dela ser importante, porém, é uma unanimidade. E tendo em vista sua importância para nossa vida, nesse artigo iremos estudar um pouco sobre as características que a água deve ter e também as características que ela não deve ter na hora do consumo.

O corpo de uma pessoa adulta é composto de até 70% de água. Essa porcentagem varia conforme a idade da pessoa. Cada órgão do nosso corpo possui sua própria quantidade de água: o cérebro por exemplo é composto de 75% de água, já o pulmão é composto por 85% de água.

A água é tão importante para o corpo por que está envolvida em praticamente todos os processos químicos existentes no corpo. É com a água que o nosso corpo transporta os nutrientes necessários para cada célula do corpo. E é com ela que nosso corpo retira as toxinas produzidas nesses processos. Um importante exemplo desse funcionamento é a urina. Nossos rins filtram as toxinas presentes no sangue e essas toxinas são expelidas do corpo através da urina. Quando esse processo não ocorre como deveria, a pessoa é obrigada a fazer hemodiálise e corre o risco de morrer.

A água potável

Chamamos de água potável aquela que não oferece riscos à saúde. Para determinar se a água oferece ou não riscos, ela deve atender alguns critérios estabelecidos pelos órgãos reguladores competentes.

No Brasil, água potável é aquela que atende aos padrões de potabilidade da Portaria № 2914 de 2011. A norma define uma série de responsabilidades para os governos municipais, estaduais e federal no que se refere à água destinada ao consumo da população e também quais as características que essa água deve ter.

A portaria possui um anexo que especifica os valores máximos permitidos para a turbidez da água. Também prevê uma série de substâncias químicas orgânicas e inorgânicas, e a presença de micro-organismos. Se uma determinada água atender a esses padrões, é considerada potável.

A água não-potável

A água não-potável é aquela que não atende aos padrões estabelecidos pela portaria. Possui contaminantes que podem fazer mal à sua saúde. Esses contaminantes são frequentemente substâncias químicas orgânicas e inorgânicas oriundos da poluição, metais pesados e micro-organismos causadores de doenças.

Os problemas da água potável no Brasil

Apesar de possuir uma legislação que regulamenta a produção e distribuição de água, o Brasil possui uma série de problemas relacionados ao tema.

O primeiro problema é a própria legislação em si, que, como toda legislação brasileira, é ampla demais. Isso quer dizer que os padrões de potabilidade estabelecidos não são objetivos e, embora a água distribuída não seja prejudicial à saúde, não é necessariamente a melhor água para consumir.

O terceiro problema é a falta de investimento em tratamento. Todas as esferas do governo investem pouco em tratamento de água. A falta de investimento faz com que os sistemas de tratamento e distribuição sejam caros, ineficientes e tecnologicamente ultrapassados.

Em termos práticos, isso quer dizer que apesar da água ter um padrão de qualidade a ser seguido, ele permite que a qualidade de água varie muito.

Como garantir a melhor água para sua saúde

Existem muitas ações que podemos tomar para garantir que a água que consumimos seja sempre a melhor para o nosso corpo.

A primeira é cuidar da manutenção do sistema de distribuição de água da sua construção, seja ela uma casa, um prédio de apartamentos ou industrial. Caixas de água sujas e encanamentos antigos frequentemente são responsáveis por contaminar a água que consumimos.

A segunda medida é utilizar sistemas de filtração para garantir o padrão de qualidade da água que será consumida. Filtros de entrada podem ser instalados antes das caixas de água, impedindo a criação de depósitos de sujeira nas caixas. Para isso, acesse o site lojabfilters.com.br e garanta seus produtos para tratamento de água, promovendo a sua saúde e de quem você ama.