Conheça as peças fundamentais para montar um sistema de abrandador

Alguns itens são necessários para o funcionamento adequado do equipamento

O abrandamento é um dos principais meios de tratamento da água. Ele é o responsável pela retirada de cálcio (Ca2+) e magnésio (Mg2+) da água dura. Pode-se utilizar dois processos para realizar o abrandamento da água: precipitação química e troca iônica. Por isso, é preciso entender como é possível montar um abrandador.

Os abrandadores, equipamentos onde o processo acontece, são, geralmente, vasos de pressão. Normalmente, são feitos de aço carbono revestido ou fibra de vidro. Em seu interior, são inseridas as resinas responsáveis pela remoção da dureza.

Removendo a dureza da água, ela se torna mais leve e saudável. Também evita-se a formação de incrustações em tubulações, torneiras, chuveiros, aquecedores e máquinas em geral por onde passa a água. Esse processo entrega inúmeros outros benefícios tanto em residências quanto em indústrias.

Para montar um sistema de abrandador, alguns elementos são fundamentais. A BFilters oferece todas as opções para montar um abrandador. Entre os produtos, estão válvulas, tanques, crepinas, elementos filtrantes e outros. Conheça cada um deles.

Válvulas

As válvulas automáticas são confeccionadas com tecnologia inovadora e são utilizadas nos mais variados tipos de aplicações. Aumenta a eficiência do sistema onde é aplicada e reduz a mão de obra nas etapas da regeneração. Isso facilita as manobras operacionais garantindo a qualidade e demonstrando excelente custo-benefício.

Tanques

Os tanques em PRFV (Plástico Rígido com Fibra de Vidro) são aplicados em sistemas de tratamento e purificação de água por osmose reversa. Os reservatórios pressurizados são fabricados em polipropileno, não enferrujam e possuem diafragma interno para pressurizar a água tratada por equipamentos de osmose reversa deionizadores e até em purificadores de água residencial.

Crepina

As crepinas ficam alocadas nos filtros abrandadores. São imprescindíveis na retenção de resinas, areias e carvão nos vasos de troca e separação. Permite a utilização de um número menor de peças para atender à vazão requerida.

Elementos filtrantes

São vários os elementos que podem ser utilizados para montar um abrandador. Dependendo do sistema, pode-se utilizar as resinas de troca iônica, areia, carvão ativado granulado, seixo rolado/pedregulho e zeolito.