A indústria química, atualmente, é uma grande responsável por sua contribuição nas atividades econômicas do nosso país. Sendo assim, saber quais os tipos de tratamento de água que são recomendados para esse segmento, é essencial.
Se pararmos para pensar, as águas que são usadas em empresas, possuem diversas aplicações, podendo variar desde a limpeza até a produção de substâncias químicas. Por isso, esse líquido precisa encontrar-se dentro de todos os padrões de qualidade exigidos por lei.
Hoje, contamos com diversas formas de fazer com que a água se torne pura. Tudo é definido com base nas características do insumo e na aplicação final do mesmo.
Pensando nisso, nesse artigo vamos te mostrar os 3 principais tipos de tratamento e qual a importância de realizá-los dentro da indústria química.
Por que as estações de tratamento de água na indústria química são tão importantes?
Qualquer indústria nos dias atuais, trabalha sob normas de qualidade que dizem respeito ao tratamento da água utilizada na empresa, tendo em vista que hoje, existe uma preocupação maior do que nunca, referente à redução do impacto ambiental.
Quando falamos na indústria química, a qualidade da água está totalmente ligada a produção dos produtos, afetando diretamente os mesmos se a purificação não for realizada da forma correta.
Realizar um tratamento eficaz em sua empresa, pode evitar o aparecimento de inúmeras doenças causadas por bactérias, parasitas e outros microrganismos. Assim, quando utilizada na higienização e fabricação de itens, se não purificada da forma correta, ela gera um grande número de contaminações.
Além disso, outro risco que se evita, é o excesso de minerais presentes na água, que influenciam na dureza da mesma. Ter esse cuidado, pode evitar diversos danos aos equipamentos.
Dessa forma, com a água devidamente tratada e seguindo todas as normas, podemos obter produtos com uma maior qualidade e durabilidade. Com isso, garante-se também, um melhor rendimento na produção.
Quais são os tipos de tratamento de água recomendados para a indústria química?
Com base em tudo o que foi lido até o momento, percebemos que o tratamento da água é de fato muito importante. Sendo assim, confira agora três opções de métodos, e garanta na sua indústria, água de qualidade para os seus processos!
Osmose reversa
Também usamos essa tecnologia para a remoção de contaminantes da água, empurrando o líquido sob pressão através de uma membrana fina e semipermeável. A mesma, possui poros suficientemente pequenos para passar água pura e rejeitar moléculas maiores.
Nesse processo, a solução salina mais fraca tende a migrar para uma solução salina mais forte. Processo similar à ultrafiltração, muito usado para reduzir condutividade e sílica, principais causadores de entupimentos em tubulações de alta pressão. Pois, retém partículas inferiores a 1nm, incluindo-se assim, além das proteínas, orgânicos e os sais dissolvidos.
Se usa a osmose reversa para produzir água altamente purificada para sistemas de água potável, caldeiras industriais, processamento de alimentos e bebidas, cosméticos, produção farmacêutica, dessalinização de água do mar e muitas outras aplicações.
Troca iônica
A troca iônica é um dos métodos utilizados para garantir a qualidade da água dentro de uma indústria química. Esse modelo de tratamento inclui o amaciamento da água, desmineralização industrial e muito mais. Além disso, o tratamento oferece aplicações nas indústrias alimentícias, mineração, agricultura etc.
No processamento da água, essa prática é responsável por remover a dureza do líquidoem aplicações de abrandamento e todos os íons dissolvidos na desmineralização. Portanto, ela também é responsável por remover nitrato, cromato, arsênico e outros contaminantes específicos da água potável.
Filtração
Esse método, como o próprio nome já diz, é muito utilizado para filtrar a água que possui materiais porosos, onde encontramos tanto o modelo de filtração profunda, quanto o superficial.
Na filtração profunda, retiram-se as partículas do interior da matriz filtrante por forças de adesão e retenção mecânica, possuindo uma grande capacidade de retenção de partículas.
A superficial, compara-se a um filtro de café, já que a mesma conta com uma baixa filtração de sólidos.
Como escolher os tipos de tratamento de água ideais para a minha indústria?
Antes de tudo, é muito importante lembrar que a escolha do método mais adequado só poderá determinar-se após um rigoroso processo de análise técnica para a identificação das características do resíduo e seus parâmetros de tratamento.
O tratamento correto da água, é de grande importância para a indústria. Então, fique sempre atento sobre qual seria a aplicação daquele líquido dentro da empresa, e a qualidade exigida pela norma para ele.
Com isso, você saberá qual modelo de encaixará melhor em suas necessidades. E lembre-se: conte com um parceiro especialista no assunto, que possua tecnologia para atender os requisitos e parâmetros legais exigidos.
Agora que você já tem todas as informações que precisa sobre os tratamentos de água para realizar na indústria química, analise bem as principais aplicações do seu setor e escolha a opção que trará os melhores resultados para os seus processos!
E se você deseja saber mais sobre esse tema, confira esse conteúdo que criamos, onde falamos sobre a importância de realizar o controle de qualidade da água!