À medida que os danos causados aos recursos naturais, principalmente os corpos d’água de origem, continuam a crescer, serão necessárias soluções mais inovadoras para proteger a vida selvagem e, em última análise, nossa água potável. Agora, uma nova solução que alavanca um processo aparentemente simples, surgiu para fazer exatamente isso.
Conhecida como “A Grande Barreira de Bolha”, esta solução foi desenvolvida por uma startup holandesa para capturar plástico em toda a largura e profundidade dos rios, para impedir que os detritos cheguem ao oceano, onde é muito mais difícil de retirar
A solução aproveita um tubo perfurado, colocado na parte inferior do corpo d’água de origem, que bombeia ar para gerar uma cortina de bolhas que guia os plásticos para a superfície onde há um sistema de captação.
Essa cortina de bolhas pode parecer mais uma ficção científica do que realidade, mas soluções criativas como essa são claramente necessárias para combater, o que está se tornando, um problema de qualidade de água fora de controle.
E, é claro, qualquer problema de poluição da fonte de água acaba se tornando um problema para as operações de tratamento de água potável, que são encarregadas de limpar essa água até o ponto em que seja segura para os consumidores. Com a questão da poluição plástica crescendo em cursos de água em todo o mundo, parece que a Grande Barreira de Bolhas está ganhando força.
Uma cortina gigante de bolha artificial pode não ter sido a primeira ideia que veio à mente de muitas pessoas para combater o lixo plástico, mas claramente, são necessárias soluções inovadoras como essa, se queremos eliminar o problema de contaminação das fontes de água.
Fonte: Water Online
Adaptado para BFilters Tratamento de Água