Já não é mais novidade para ninguém que a indústria química brasileira tem sido um dos principais setores que vêm movimentando a nossa economia. Por isso, cada vez mais a mesma tem recebido ainda mais atenção e oportunidades de crescimento.
Poucas áreas empresariais são tão importantes para o funcionamento de uma sociedade como a química. No Brasil, esse departamento se organiza em vários segmentos e abrange, aproximadamente, 10% de toda a indústria de transformação nacional.
Por isso, já é de se esperar que a cada ano que chega, novas oportunidades e desafios apareçam para esse setor, não é mesmo?
Hoje, preparamos nesse artigo, quais serão as tendências reservadas para a indústria química que ocorrerão ainda no ano de 2023. Continue a sua leitura e confira!
Conheça alguns produtos essenciais que são fabricados pela indústria química brasileira!
Antes de te contarmos todas as previsões para esse setor, é muito importante que você conheça a relevância que ele tem em nossa sociedade – principalmente econômica – e o motivo que o torna tão essencial em nosso dia a dia.
Confira agora, alguns itens que são fabricados por esse setor:
- Cosméticos e produtos de higiene pessoal;
- Plásticos de todos os tipos;
- Tintas e adesivos utilizados em construções civis;
- Produtos usados em produções de bebidas;
- Itens para indústria têxtil, tecidos e pigmentos;
- Ácidos, óxidos e sais para uso industrial;
Além desses itens que citamos acima, ainda existem muito mais produtos que são fabricados pela indústria química. E, cada dia mais, esse setor busca se movimentar para expandir cada vez mais o seu portfólio.
Esse segmento está presente em todas as áreas do cotidiano e, é claro que por conta disso, cada vez mais, novas tendências e desafios aparecem para ela.
Tendências para a indústria química brasileira em 2023!
De acordo com o que aponta o IBGE, a indústria química é a que mais investe em inovações. E com certeza esse novo ano não seria diferente para essa área.
Então, vamos à pergunta que não quer calar: o que esperar desse setor no futuro? Para os profissionais da química, a tendência para o futuro é pensar em um altíssimo desempenho. Pois, a inovação em novas tecnologias está abrindo diversas oportunidades no mercado, baseando-se no desempenho e recursos financeiros aplicados.
Sendo assim, é muito importante que as pessoas que possuem um papel de liderança, entendam as tendências que estão rondando o mundo da indústria química. Pois, somente dessa forma será possível investir em novos negócios, materiais e serviços.
Nesse ano de 2023, as empresas precisam abraçar o mundo digital, onde encontram-se, de fato, as maiores tendências. Com isso, é possível garantir as novas tecnologias para se tornarem mais ágeis, rápidas e inteligentes, otimizando cada vez mais os seus processos.
Uma das novidades que está sendo muito comentada ultimamente, é o constante crescimento da inteligência artificial e como essa prática tem facilitado a rotina de muitos químicos dentro das organizações.
Principais desafios que afetarão a indústria química brasileira ainda esse ano!
Apesar da grande inovação tecnológica que estamos tendo, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), houve um recuo de 8,7% na comparação com o mesmo período do ano passado.
Apesar dos números, a Abiquim aposta em uma ótima estratégia, composta por quatro missões, e também, no potencial do setor químico para que o país retome uma política industrial que continue tendo esse segmento como âncora em nosso país.
As missões citadas acima, estão focadas na viabilização das novas cadeias produtivas, como: gás natural; utilização de bioprodutos; diversificação da matriz energética e fomento ao saneamento.
Sendo assim, podemos constar que, após o período pandêmico que vivemos, já ocorria uma certa dificuldade para recuperar a economia e, com a guerra recente entre Rússia e Ucrânia, tem se tornado cada vez mais difícil. Pois, ela é uma das principais responsáveis pelas dificuldades e desafios econômicos que esse setor vem passando. Pois, o mesmo depende muito de matérias-primas e energia, como o gás, para dar continuidade em suas produtividades.
Apesar de ainda existir muitos desafios para esse departamento em relação a economia, com muito trabalho e ajuda das inovações tecnológicas que estão chegando no mercado a recuperação pode ser possível.
E ainda falando em inovações no mundo digital, temos certeza que você vai gostar muito desse artigo em nosso blog, onde te contamos as 6 tecnologias para garantir o melhor tratamento de água e efluentes do mercado. Acesse e confira!