Controle de qualidade da água: saiba qual a sua importância e como realizá-lo
Em algum momento da sua vida, você já deve ter escutado falar sobre o controle da qualidade da água, mas, você sabe qual é a importância desse procedimento ou como ele deve ser realizado?
Já não é mais novidade para ninguém que a água é um dos recursos naturais mais necessários para a vida humana. Então, garantir a purificação dela, não é brincadeira!
No entanto, por incrível que pareça, muitas pessoas nem sabem o que torna esse processo tão importante e, muito menos, o que deve ser analisado para realizá-lo da forma correta.
Por conta disso, nós unimos toda a nossa expertise no assunto e preparamos esse conteúdo para te contarmos tudo o que você precisa saber sobre o controle de qualidade da água e qual a melhor forma para fazê-lo. Continue a sua leitura e tenha todas as informações!
Por que realizar o controle de qualidade da água?
Por ser um elemento tão essencial em nossas vidas, já era de se esperar que a água fosse ser usada para os mais diversos fins, não é mesmo?
Mesmo possuindo uma aparência límpida, nem sempre ela é própria para consumo. Desde residências até hospitais, esse líquido está presente das mais diversas formas em nosso dia a dia. Por isso, a preocupação e o cuidado com a qualidade do mesmo, deve sempre estar em primeiro plano.
No entanto, vale lembrar que o processo de purificação da água varia de um segmento para outro, tendo em vista que algumas aplicações seguem exigências mais complexas do que outras.
Contudo, independente de qual for o seu uso, ao deixar de realizar o controle de qualidade da água, inúmeros problemas podem ocorrer para quem faz o uso dela, em especial, algumas doenças que podem levar seus hospedeiros à morte.
Sendo assim, esse procedimento tem uma importância inestimável para a população em geral, atuando como uma medida preventiva aos riscos para a saúde humana. Por conta disso, ele deve ser realizado com responsabilidade e por profissionais capacitados, respeitando sempre as leis vigentes em nosso país.
Como é feito o controle de qualidade da água?
Em geral, realiza-se esse processo com o intuito de eliminar componentes que podem ser prejudiciais para a saúde humana. Dessa forma, a água precisa passar por um tratamento antes de ir para qualquer rede de distribuição.
No entanto, mesmo que já purificada nas estações de tratamento, existem alguns parâmetros de avaliação especiais para a água. O Ministério da Saúde brasileiro, por meio do Anexo XX da Portaria de Consolidação nº 5, define procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, eliminando possíveis riscos à saúde da população.
Dentro desses três tópicos, alguns outros critérios de extrema importância também precisam ser estudados. Para isso, durante o processo de controle de qualidade da água, analisam-se amostras da mesma para verificar se existe a presença de determinadas substâncias.
Atualmente, contamos com três modelos de análises da água, que são: física; química e microbiológica. Confira abaixo, qual é o foco de cada uma delas!
- Análise Física da Água: realizam-se processos para obter alguns resultados que são responsáveis por indicar aspectos como: cor, turbidez, sólidos totais, sólidos dissolvidos, sólidos suspensos, odor e sabor, ou seja, tudo que são detectáveis através dos sentidos.
- Análise Química da Água: através de procedimentos laboratoriais, determina-se as quantidades de substâncias minerais e orgânicas e também o pH, dureza,
- alcalinidade, oxigênio dissolvido, nitrato e fosfato.
- Análise Microbiológica da Água: faz a análise de coliformes totais e termotolerantes em água. Estes microrganismos patogênicos indicam que há contaminação por fezes humanas ou de animais, causando graves infecções.
Confira quais são as principais doenças que a água não tratada corretamente pode acarretar!
Conforme falamos ao longo desse texto, a água contaminada é a principal responsável pela propagação de diversas doenças que podem comprometer a saúde humana.
A contaminação ocorre por inúmeros motivos, como por exemplo: contato direto com esgoto, enchentes, ingestão acidental através de alimentos cozidos ou lavados com água imprópria e muito mais.
Hoje, existem diversas doenças em nosso meio causadas por esse motivo, e todas elas apresentam sintomas, como:
- Náuseas e enjoo;
- Vômitos;
- Dor abdominal ou cólicas intestinais;
- Diarreia;
- Urgência para ir ao banheiro;
- Dores pelo corpo;
- Perda de apetite;
- Febre.
Com tudo o que lemos até aqui, acredito que agora esteja fácil de entender por que é tão importante garantir que esse líquido passe por todas as etapas de tratamento e que esteja com o seu controle de qualidade sempre em dia.
E se você deseja saber quais são as principais doenças causadas pela água contaminada, separamos um ótimo artigo do nosso blog. Lá, nós aprofundamos mais o assunto e te damos todas as dicas que para garantir a melhor qualidade desse insumo que é tão essencial. Acesse agora mesmo e confira todas as informações!
Confira também outras matérias
Tipos de membranas para osmose reversa disponíveis na BFilters
2 semanas atrás
A tecnologia de osmose reversa tem sido amplamente utilizada em diversos setores industriais para a purificação de água. Nesse processo, a membrana de osmose reversa desempenha um papel fundamental, separando os contaminantes indesejados e tornando a água pura e ideal para
Continue a leituraOsmose reversa de baixa vazão para farmácias e laboratórios
3 semanas atrás
A osmose reversa de baixa vazão é um processo de tratamento de água que utiliza uma membrana semipermeável para remover impurezas, como sais e minerais, da água. A baixa vazão se refere à quantidade reduzida de água que passa pela membrana em um determinado momento
Continue a leituraKit completo de filtração multiuso BFilters para remoção de partículas e cor
3 semanas atrás
A qualidade da água que utilizamos no nosso dia a dia tem um impacto direto na saúde e no desempenho de vários equipamentos domésticos e comerciais. Muitas vezes, algumas partículas indesejadas e alterações na cor da água podem comprometer tanto os aparelhos quanto
Continue a leitura