Normalmente, existem quatro estágios em um processo padrão do sistema de tratamento de água potável: coagulação/floculação, sedimentação/clarificação, filtração e desinfecção. O “sodium zeolite” é normalmente utilizado nos sistemas de filtração para otimizar o desempenho do tratamento.
UMA BREVE DESCRIÇÃO DOS DIFERENTES PROCESSOS
Coagulação e floculação é o processo de causar a desestabilização de partículas em suspensão e aglomerá-las em grandes aglomerados, respectivamente. Ao fazer isso, o próximo estágio pode ocorrer muito mais rapidamente.
Sedimentação/clarificação é o que acontece quando os aglomerados sólidos da floculação ganham massa suficiente para se depositar no fundo do tanque em uma separação líquido/sólido.
Filtração é o precursor da etapa final da desinfecção, sem dúvida uma das etapas mais importantes, porque é o que remove a maioria dos sólidos em suspensão. A filtragem antes da desinfecção é vital. Embora a sedimentação lide com a maioria da remoção de sólidos, ainda existem muitos microcontaminantes em suspensão. Esses podem ser compostos e elementos tóxicos para as pessoas ou que deixam gostos, cheiros ou cores desagradáveis na água. Além disso, a desinfecção depende do tratamento da água que é razoavelmente livre de qualquer coisa além de patógenos. Os desinfetantes podem ser inibidos por certas partículas ou podem reagir com certos contaminantes que produziriam subprodutos tóxicos.
A filtragem pode ser realizada de várias maneiras, mas uma das mais comuns é através do uso de filtros de mídia. O “sodium zeolite” tem potencial para ser um meio de filtragem eficaz para o tratamento de água potável devido às suas propriedades físicas exclusivas.
Neste artigo, revisaremos e analisaremos apenas quatro dos benefícios mais importantes que a mídia de “sodium zeolite” teria na utilização em sistemas de tratamento de água potável.
Capaz de remover bactérias
A desinfecção mata bactérias, então isso não parece ser um grande problema, mas ajuda no processo de desinfecção a ter concentrações bacterianas mais baixas. Ao reduzir uma porção de bactérias da solução de efluente, a dose de desinfetante necessária pode ser reduzida. A desinfecção depende da dosagem adequada do desinfetante que estiver sendo utilizado, seja cloro, ozônio ou ultravioleta. A quantidade da dosagem necessária para inativar uma quantidade apropriada de patógenos aumenta com a concentração de bactérias na água. É benéfico para as instalações otimizarem as dosagens de desinfecção para reduzir os custos operacionais.
Afinidade com amônia e alguns metais pesados
Amônia e metais pesados são preocupações significativas no tratamento de água potável e ambos são tóxicos para os seres humanos. Coagulação, floculação e sedimentação podem não ser suficientes para removê-los em níveis adequados ao consumo humano. O zeólito, em particular a forma do clinoptilolito, tem afinidade com essas moléculas e as absorve e retém dentro de seus poros moleculares. Isso é possível, mesmo na presença de outros possíveis íons concorrentes.
Reduz a dureza
Minerais de dureza como cálcio e magnésio podem causar problemas nos sistemas de tubulação de distribuição se estiverem presentes em concentrações suficientemente altas. Esses minerais não são inerentemente ruins. Na realidade, tê-los presentes na água da torneira pode ser benéfico para os seres humanos, pois o cálcio e o magnésio são partes essenciais da dieta humana. No entanto, em um determinado momento, sua concentração no suprimento de água atinge um ponto acima da saturação e começa a precipitar na solução. Isso pode causar o acúmulo de incrustações, causando entupimentos de canos e torneiras na residência das pessoas. Com tratamento adequado, os níveis desses minerais podem ser reduzidos ao mínimo, portanto o zeólito também é capaz de trocar íons de cálcio e magnésio na água.
Reduz a quantidade de ferro
Se você já abriu uma torneira e a água que saiu era marrom, você pode ter um problema de ferro. Similar ao cálcio e ao magnésio, o ferro também é um importante complemento alimentar. No entanto, não é necessária uma quantidade muito alta de água para causar mudança de cor, e excesso de ferro pode causar riscos à saúde humana. Portanto, também é necessária a mitigação dos níveis de ferro na água potável. O “sodium zeolite” também é capaz de reduzir, até certo ponto, os níveis de ferro por meio de suas propriedades de absorção e troca iônica.